A rastreabilidade dos materiais protege a instituição de saúde

A rastreabilidade dos materiais em CME(Central de Material e Esterilização) respalda a instituição hospitalar de que todos os parâmetros do processamento de materiais (limpeza, desinfecção, preparo e esterilização) foram respeitados e estão de acordo com as normatizações preestabelecidas(RDC15) pela agência reguladora.



Além disso, auxilia nas estatísticas de consumo e controle de estoque das unidades, evitando faltas ou solicitações desnecessárias. A ausência do controle de material na CME pode favorecer estoque de materiais pouco utilizados com consequente perda de prazo e validade.




BENEFÍCIOS


1. Rastreamento Rápido

O rastreamento dos produtos para saúde facilita no controle do inventário de material esterelizável em toda sua cadeia de utilização e facilita a identificação de setores ou equipes causadoras de perdas ou danos dos materiais.



2. Redução das perdas de instrumentais

O responsável da equipe pode manter a rastreabilidade dos instrumentais, realizando um checklist dos itens recebidos, reduzindo assim a perda de materiais.



3. Produção de relatórios

O registro dos materiais e das etapas do processamento na CME, podem gerar uma variedade de relatórios que auxiliam no gerenciamento dos instrumentais.



4. Identificação do lote processado

Na CME, todos os materiais para saúde deve ser documentado de forma a garantir a rastreabilidade de cada lote processado. Com isso, há a necessidade da identificação de cada lote.

Todos os materiais devem ser registrados com o número de lote, o código que equivale ao tipo de processamento, os equipamentos utilizados e o funcionário que executou, permitindo assim a rastreabilidade do material, a data do processo, os parâmetros do equipamento e o resultado dos testes.


5. Segurança

Com um sistema de gerenciamento na CME é possível garantir a segurança das informações de todo o processo por meio da rastreabilidade dos itens.



Por fim, manter a rastreabilidade dentro da CME é de grande relevância na segurança do paciente e de grande interesse para a saúde pública, visto que toda e qualquer intervenção cirúrgica apresenta um risco inerente. Sendo assim, é de suma importância o conhecimento técnico-científico para que se proporcione uma assistência adequada ao paciente.


#cme #rdc15 #adequacaoCME #etiquetascoloridas #fitasidentificadoras #etiquetasduplouso #diadocirurgiaoplastico #cirurgiaplastica #cirurgiaoplastico #clinicadecirurgiaplastica #cmeclinicacirurgiaplastica #centrocirurgico #centrocirurgicoemclinicas



23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo