top of page

Cirurgia Plástica e CME

A procura por cirurgias plásticas no Brasil está cada vez maior. Os procedimentos estéticos mais populares de maior procura nos consultórios atualmente são: implante de silicone nas mamas, lipoaspiração, abdominoplastia, mastopexia e mamoplastia redutora.



Na hora da tomada de decisão por um procedimento cirúrgico, seja ela por indicação clínica ou estética, além de entender bem sobre os riscos que envolvem uma cirurgia, é fundamental encontrar um bom profissional habilitado e se certificar que o centro médico onde o procedimento será realizado possui todos os recursos necessários. Muito importante tanto para o paciente quanto para os profissionais da saúde envolvidos que esses locais estejam em conformidade com as normas da ANVISA como a RDC-15.


Organização nos Centros Cirúrgicos e em Clínicas


Qualquer procedimento invasivo ou não invasivo, precisa ser feito de forma correta e com os protocolos de esterilização checados e monitorados corretamente. Não há espaço para falhas e erros.

Para uma CME funcionar de forma segura, todas as etapas, de qualquer procedimento devem ser bem definidas, organizadas e rastreáveis. Os instrumentais cirúrgicos devem estar corretamente identificados e esterilizados assim como os insumos que serão utilizados durante o procedimento, sejam eles os equipamentos particulares de cada médico, as OPME (Órtese, Prótese e/ou Materiais Especiais) e qualquer material que precise de esterilização.


RDC 15


Na Seção VI - Dos processos de Limpeza dos produtos para saúde(leia a norma completa clicando aqui). O Art. 65 recomenda que os produtos para saúde passíveis de processamento, independente da sua classificação de risco, inclusive os consignados ou de propriedade do cirurgião, devem ser submetidos ao processo de limpeza, dentro do próprio CME do serviço de saúde ou na empresa processadora, antes de sua desinfecção ou esterilização. E todo esse processo precisa ser rastreável.


E na Seção III A RDC 15 define rastreabilidade como a capacidade de traçar o histórico do processamento do produto para saúde e da sua utilização por meio de informações previamente registradas e a grafMED possui uma linha completa de etiquetas com dupla camada adesiva (etiquetas de duplo uso) para registro de todas as informações do processamento e etiquetas coloridas para organização visual e as tradicionais etiquetas brancas.


A grafMED está presente nos Hospitais, Instituições de Saúde e Centros Clínicos para solucionar um problema muito comum e recorrente dentro da área médico-hospitalar: a rastreabilidade e monitoração de processos e ciclos de esterilização.

Todas as nossas etiquetas são calibradas para os diversos tipos de esterilização: Vapor Saturado sob Pressão, Óxido de Etileno (ETO), Esterilização por Vapor a Baixa Temperatura e Formaldeído Gasoso (VBTF), Esterilização por Vapor/Plasma de Peróxido de Hidrogênio (VPPH). Fornecemos também fitas identificadoras para instrumentais cirúrgicos, que quando corretamente utilizadas, auxiliam na identificação visual dos instrumentais médicos.



Adequação

É fundamental que as clínicas e centros cirúrgicos, mesmo as que estão fora dos grandes hospitais se capacitem e se adequem a norma da ANVISA para operarem em segurança. A excelência nos procedimentos só é alcançada obedecendo todos protocolos.

Visite nosso site e conheça nossa linha completa de etiquetas rastreáveis com dupla camada adesiva (etiquetas de duplo uso), coloridas e brancas, que suportam todos os tipos de esterilização.

Solicite agora mesmo uma avaliação gratuita dos nossos consultores e saiba mais sobre como podemos atender as necessidades da sua CME com soluções práticas de rastreabilidade de processos otimizando ainda mais a sua rotina.

Conheça nossa linha completa em nosso site e siga nossas redes socias: Instagram, Facebook, LinkedIn.





264 visualizações0 comentário
007.png
bottom of page