top of page

RDC 15 - Você sabe o que é?

A RDC 15 (Regulação da Diretoria Colegiada) é uma norma regulamentadora que tem como objetivo principal estabelecer e regulamentar os requisitos de boas práticas para o funcionamento dos serviços que realizam o processamento de produtos na área de saúde visando à segurança do paciente e de todos os profissionais envolvidos.



Regulamentada em 15 de março de 2012, a RDC 15 (leia na íntegra) divide a CME em duas Classes:


- Classe 1: que realiza o processamento de produtos para a saúde não críticos, semicríticos e críticos de conformação não complexa, passíveis de processamento.


- Classe 2: que realiza o processamento de produtos para a saúde não críticos, semicríticos e críticos de conformação complexa e não complexa, passíveis de processamento.


Importante ressaltar que é possível a terceirização do processamento dos produtos para saúde desde que formalizado mediante contrato de prestação de serviço. E que, no caso dos materiais complexos, a limpeza automatizada (em equipamento de eficiência comprovada) deve ser precedida de limpeza manual.

Essa regulamentação aplica-se aos Centros de Material e Esterilização - CME dos serviços de saúde públicos e privados, civis e militares, e às empresas envolvidas no processamento de produtos para saúde.


De acordo com a resolução, o processamento de materiais deve ser divido por fases: limpeza, desinfecção e/ou esterilização para evitar, desta forma, contaminação cruzada entre materiais sujos e os já descontaminados.


A RDC 15 define rastreabilidade como a capacidade de traçar o histórico do processamento do produto para saúde e da sua utilização por meio de informações previamente registradas e A grafMED possui uma linha completa de etiquetas rastreáveis com dupla camada adesiva (etiquetas de duplo uso), coloridas e brancas, que suportam a esterilização por vapor autoclave, ETO, Formaldeído e VPPH. Conheça nossa linha completa.

Ainda tem dúvida sobre como nossos produtos podem auxiliar na rotina? Solicite uma consultoria e saiba mais sobre como podemos atender as necessidades das CME’s com soluções práticas de rastreabilidade de processos.




11.436 visualizações2 comentários
007.png
bottom of page